terça-feira, 10 de abril de 2012

28º dia - Alguns detalhes sórdidos do TMO

Boa tarde gente alegre.




Estou completando 4 semanas de internação. Já passei por várias coisas nesse meio tempo, e logico que a ansiedade e a pressa de que tudo termine foi o sentimento mais evidente. Mas hoje resolvi postar alguns detalhes sórdidos sobre como é o dia-a-dia aqui. Algumas coisas engraçadas, outras desagradáveis e nojentas, outras doloridas. Enfim, não levem a mal minha sinceridade... Apenas vou contar algumas coisas que só acontecem aqui e que me fazem valorizar cada detalhe da vida fora do hospital.


Nos primeiros dias foi tudo numa boa, exceto por um detalhe que logo no primeiro dia eu estava no banheiro evacuando, a tranca destes banheiros é muito difícil, ela estava destrancada, e uma faxineira entrou enquanto eu sujava a louça. Hahaha foi engraçado até, ela ficou mais envergonhada do que eu.


O resto das sensações foi tranquilo. Falta de vontade de comer a comida do hospital (que sinceramente é tenebrosa) mas consegui superar com comidinhas de fora. As dores nos ossos por causa do granulokine e do mozobil.


Durante as quimios tudo normal, náuseas, um pouco de febre, mas até que levei na boa. As mesmas sensações de dificuldade em comer.


Agora nos últimos dias tem umas sensações mais desagradáveis. Um fato que acontece após as quimios é o acumulo de gases no corpo. Só que uma das coisas que ocorrem após a infusão das células é a diarréia muito frequente. Imagina que estou preso numa bomba recebendo soro o tempo todo. Então qualquer ameaça de gases vem o medo de que venha a diarréia junto. Daí é levanta da cama, leva a bomba com soro, medicação, antibiótico, etc... Até o banheiro. Isto no mínimo umas 2 ou 3x por dia. Aí o cara começa a valorizar a liberdade de ir e vir, de ir no banheiro sentar no trono a hora que der vontade. Fora o medo de estar deitado na cama e soltar uma flatulência e acabar molhando o lençol.


Outra coisa muito incomoda foi a garganta praticamente fechada. Junto com isso ocorreu outro fato muito chato que a saliva ficou muito grossa, muito viscosa. Então imagina que você fica com ânsia de engolir a saliva, mas ao mesmo tempo precisa engolir pra lubrificar o canal esofágico. O que acontece? depois de algumas horas engolindo a saliva muito nojenta o corpo fica nauseado e você acaba por vomitar a saliva. O que é muito incomodo pois como a garganta fechada faz com que a gente diminua a ingestão de líquidos, a saliva regurgitada está muito mais espessa e machuca ainda mais a garganta. 


Em um post antigo eu falava de valorizar pequenas coisas, que ficamos as vezes impossibilitados devido ao tratamento. Como trabalhar, estudar, ver os amigos, ir a ambientes com muitas pessoas, etc.... Mas nesta vez eu pude dar valor a coisas ainda menores que parecem insignificantes certas vezes mas que tem um significado muito forte. Comer por exemplo com tranquilidade, sem se machucar, beber uma água bem gelada quando se está com sede, ir ao banheiro a hora que der vontade. Dormir tranquilo por um tempo bom, sem acordar a todo momento porque a equipe veio tirar temperatura e pressão ou porque a bomba de soro está apitando. Coisas muito banais mas que mostram sua importância na falta. E lógico que todas as outras coisas que falei antes também, a saudade dos amigos, namorada, familiares, etc... 




Mas como nem tudo aqui é choradeira vim falar de coisa boa. Hoje acordei com a garganta um pouco melhor, até consegui comer gelatina (dalhe!) e tomar água. Também tive uma sessão de laser na boca pra aliviar a mucosite, que provavelmente virá nos próximos dias.


"Extermina a dor" do futuro - I´ll be back.


Outra coisa que tem incomodado são as cólicas. Me disseram que estou tendo um momento de menininha menstruada pra aprender como é, mas realmente tá muito foda as cólicas. Sorte que tem medicação pra tudo e isso também tem aliviado. Pra quem não está praticamente comendo nada não perdi muito peso, estou ainda num peso bom. E agora é torcer pra que as taxas de leucócitos, hemácias e plaquetas comecem a subir, indicando a pega da medula, o que possibilitará o meu retorno ao lar.




Por enquanto é isso, nos próximos dias posto mais novidades minha gente.


Fiquem todos na paz



Um comentário:

  1. Nossa Gui adorei o post, mt legal vc falar das coisas q passamos durante o tmo dessa maneira...
    Parabens pelo post!

    POSITIVIDADE&FÉ

    Rumo a ''pega''!!

    ResponderExcluir