O que é o linfoma de Hodgkin?

Não vou dar um copiar colar, se alguém quiser algo técnico que leia no wikipédia ou então proucure um livro sobre oncologia. Vou escrever o que eu sei a respeito.


Linfoma é um tipo de câncer que ataca o sistema linfático, o nosso sistema imune e de "limpeza" do corpo. Assim como a leucemia é chamado de câncer de sangue, podemos dizer que o Linfoma é o câncer do sistema linfático.


O sistema linfático é composto de vários órgãos e vasos e faz parte do sistema imunológico. O que acontece é que algumas células deste sistema começam a crescer desordenadamente causando vários problemas com a imunidade.


É uma doença complexa, existem muitas variações, de grau, tipo, entre outras denominações, mas com alta chance de cura. Para os que não sabem este termo (Cura) só é considerado depois de 5 anos de remissão da doença. Ou seja após todo o tratamento a pessoa é considerada em remissão (quando os exames indicam que não há mais atividade da doença) Depois de 5 anos sem atividade a chance de que o linfoma volte é o mesmo para uma pessoa que nunca ficou doente. Não se sabe ao certo quais são os agentes causadores do linfoma, mas é um dos tipos de câncer que mais atacam os jovens.


Existem vários tipos de Linfomas, os mais comuns são o Linfoma de Hodgkin e o Linfoma Não Hodgkin. Este nome (Hodgkin) foi de um famoso médico que contribuiu para o entendimento da doença. Não sei se ele foi acometido pela doença, não sei sobre a história dele. O nome do blog é enfrentando doutor hodgkin, mas não o médico, e sim pela doença mesmo.

Pra mais informações jogue no google e veja se a fonte é confiável.