segunda-feira, 26 de março de 2012

13º dia - Catéter novo e Duplo J

Boa noite.

Tudo e tranqüilo e sereno por aqui. Ou quase na real.

Na última postagem eu tinha falado sobre um gânglio que estava comprimindo o uréter direito.
Enfim, o urologista passou aqui no sábado, avaliou as tomografias e me informou que o melhor a se fazer era colocar um "duplo j". Pra quem não sabe, é um tipo de caninho flexível que é colocado dentro do ureter, que vai levar a urina do rim direito para a bexiga (o lado esquerdo está 100%). Por que isso? Porque se este canal fica comprimido por muito tempo começa a danificar o rim, o que não é bom agora, pras quimios e transplante, nem pra depois, pra manter a qualidade de vida. Então este é um tipo de catéter interno, que é firme e flexível, que vai fazer o canal funcionar direitinho. Ele tem vida útil de 2 a 3 meses. A tendência é que os gânglios se reduzam após as quimios, então daqui a 2 meses e pouco repito a tomografia, pro médico avaliar se devo trocar o "duplo j" ou se devo retirar sem problemas.

Como eu estava pra trocar o catéter do pescoço, tirar aqueles que pareciam antenas e colocar o flexível, resolveram que eu ia fazer tudo junto as 14h de hoje. Não é procedimento cirúrgico, é como se fosse uma endoscopia, mas ao invés de entrar pela boca, entrou pela uretra. (Mas calma tudo com anestesia geral. Eu não vi nem senti nada.)

Fiz tudo, as 15:30 eu fui pra sala de recuperação com a informação que tudo correu bem, e onde deveria ficar até as 17:30.

Só que por falta de atenção da equipe médica da sala de recuperação, eu só subi pro quarto as 20:30.
Simplesmente esqueceram de ligar para a enfermagem do meu andar pra alguém me buscar. Eu não perdi tanto tempo, já que dormi a maior parte do tempo, mas é sacanagem com os familiares do paciente que ficam tensos, não sabem o que acontece e a preocupação aumenta a cada minuto.

Mas são coisas que acontecem, agora to de boa.

Amanhã começa a quimio, então vamo dalhe!


Um abraço a todos e fiquem na paz.

Um comentário: